Nova interface do Windows 10 trará cantos arredondados

Nova interface do Windows 10 trará cantos arredondados


De acordo com uma captura de tela publicada no Twitter por Zac Bowden, do Windows Central, a Microsoft estaria trabalhando em uma renovação na interface do Windows 10 que contaria com cantos arredondados. Com isso, o “Fluent Design” da empresa de Bill Gates perderia sua marca de design mais distinta.
Bowden afirma que as mudanças devem começar a acontecer com a grande atualização que a Microsoft tem programada para a primeira metade de 2020 para o seu sistema operacional. Com isso, elementos como a central de buscas do sistema já trariam um novo visual, seguindo o tema de cantos arredondados.
Não sabemos se esse “arredondamento” afetará apenas janelas e elementos maiores, mas é possível que ícones e outras representações gráficas menores também sejam remodeladas para entrar no novo tema. Será que as Live Tiles vão morrer?
windows 10Nova interface do Windows 10 trará cantos arredondados (fonte: Zac Bowden)
Outra indicação de que essa é realmente a direção que a Microsoft planeja seguir nos próximos anos é o Edge baseado no Chromium. O navegador, ainda em fases iniciais de desenvolvimento, já conta com um visual mais arredondados, deixando para trás boa parte da herança Fluent Design original.
A Microsoft entrou nessa onda com o lançamento do Windows 8 e Windows Phone em 2009 em uma tentativa de se diferenciar de Google e Apple, que seguiam padrões de design completamente diferentes. Alguns anos depois, o Android começou a seguir em uma linha mais similar à do Windows com o Material Design, e a iOS eventualmente acompanhou a concorrência.
Contudo, nem Google nem Apple deixaram os cantos arredondados totalmente para trás como a Microsoft, e agora é a criadora de todo esse movimento que vai seguir a onda das concorrentes.